Resumo do mercado de telecomunicações 13/10

Destaques do Mercado de Telecomunicações

O portal Telesintese informou que o novo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, admitiu a jornalistas uma possível intervenção da agência na Oi, concessionária em recuperação judicial. Segundo ele, é consenso de que não haverá credor público para ajudar a operadora na recuperação, mas há a possibilidade de intervenção. Em entrevista à Folha de S. Paulo, ele afirma: “Essa possibilidade [de intervenção] existe. Isso está no radar do próprio governo. Por isso, houve a reunião com os representantes dos ministérios sob a coordenação da Casa Civil”. O jornal destacou os principais trechos da entrevista.

Hoje (13) também se reúne o Conselho Diretor da Anatel. Na pauta constam: a proposta de Revisão do Regulamento de Obrigações de Universalização; a revisão dos grupos detentores de Poder de Mercado; a proposta de súmula sobre a exigência de comprovação de regularidade fiscal nos procedimentos de transferência de controle; a proposta de revogação da Norma para Certificação e Homologação de Cartão Indutivo e a proposta de revisão do Regulamento de Uso do Espectro de Radiofrequências. Também será discutida a realização de consultas públicas, o acompanhamento de condicionamentos e a anuência prévia para implementação do aumento do capital social da Claro. Veja aqui a pauta da reunião.

Outras Notícias

Movimentações no Setor

  • Juarez Quadros toma posse na Anatel: o engenheiro Juarez Quadros assumiu nesta terça-feira (11), a presidência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Durante o seu discurso de posse, ele destacou que entre as suas prioridades estão o atendimento ao consumidor e a qualidade dos serviços. Para ele, a avaliação da qualidade é focada em indicadores técnicos, que não atendem as necessidades do consumidor. “O desafio é dispor de parâmetros que garantam um nível de qualidade e que conversem com os sentimentos do consumidor”, disse.
  • Troca de CEOs movimenta grandes teles:  confira as movimentações do setor de telecom nos últimos 12 meses, período no qual as quatro maiores empresas do setor no país trocaram seus presidentes.

Eventos do Setor

  • Reunião do Conselho Diretor da Anatel (13 de Outubro – Brasília – DF).
  • Futurecom 2016 (de 17 a 20 de outubro – São Paulo – SP).